O ciclo que se fecha no final do ensino médio e o novo que se inicia com a preparação para o vestibular e o primeiro emprego talvez seja um dos mais importantes e estressantes na vida de jovens adultos.

É o início de um novo mundo. Muitos ainda não sabem qual caminho seguir, aonde querem chegar e principalmente por onde começar.

O que é completamente normal, e é aí que a jornada e procura pelo primeiro emprego entra. O primeiro emprego é a porta para começar a descobrir quem você é, o que deseja fazer na vida, é o primeiro passo para a carreira profissional que será construída ao longo de anos.

Além disso, o primeiro trabalho também proporciona diversas experiências, profissionais e pessoais, que são muito importantes para vários âmbitos da vida e que serão levados por toda a sua existência.

Mas, acontece que nem sempre o primeiro emprego é o emprego dos seus sonhos, mesmo porque, para muitos jovens, ainda há uma certa incerteza sobre qual carreira seguir e em quais habilidades, características e posição se especializar.

Então, o que fazer neste momento? Afinal, ninguém quer trabalhar por muito tempo em um local que não gosta, apenas pela obrigação de ter que conquistar a primeira experiência profissional ou por causa do dinheiro, ou por ambos.

Para muitos, pode ser difícil, mas com pequenas mudanças no dia a dia e, principalmente de mentalidade, você pode sim se apaixonar pelo seu primeiro emprego, mesmo que ele não seja aquilo que imaginou ou esteja longe daquilo que você quer fazer.

Transformando a insatisfação em paixão

1 – Crie seus próprios desafios

Está entediado ou sem motivação para ir trabalhar? Que tal criar seus próprios desafios?

Você pode estabelecer metas para aperfeiçoar seus conhecimentos ou as habilidades que você precisa usar no trabalho. Faça cursos, workshops, procure desenvolver suas habilidades e aprenda outras novas. Mesmo que não seja exigido pela empresa.

Além de tornar suas tarefas mais excitantes, essas novas experiências serão levadas para a vida toda e poderão ser usadas em outras ocasiões. Novas experiências são sempre bem-vindas. Lembre-se de atualizar cada certificação junto ao RH da empresa.

Você pode até chamar a atenção da chefia, e abrir portas para novas oportunidades dentro da mesma empresa, o interessante então é criar pequenas metas e desafios pessoais, que vão ajudar a tornar o trabalho mais interessante e ainda ter sentimento de conquistas, dessa forma gerando mais resultados para empresa e, consequentemente, novas portas se abrindo.

Percebeu que certos processos poderiam ser feitos de forma mais rápida e eficaz? Apresente um projeto com essas melhorias para o seu chefe e peça para gerenciá-lo você mesmo, mesmo que isso exija mais do seu tempo de trabalho.

Toda boa empresa valoriza o funcionário que toma a rédea da situação para si ou apresenta novas ideais para melhorar o desempenho de atividades, ou seja, além de resolver um problema que, por muitas vezes não vinha sendo observado, irá mostrar proatividade e liderança, habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho.

Já tem um certo tempo no trabalho? Peça para treinar um estagiário ou pessoas que entraram agora na empresa. Isso poderá fazer com que você perceba a importância do seu trabalho e também poderá te ajudar a valorizar mais a sua função, treinar alguém também é uma das melhores formas de aprender e reforçar o conhecimento, você pode até mesmo desenvolver nossas habilidades no processo.

2 – Seja positivo

Um dos maiores males que caem sobre aqueles que não conseguem se apaixonar pelo emprego é já começar o dia pensando em como odeia aquele trabalho, ou acordar já contando as horas para sair do trabalho, mesmo antes de ter chegado.

Com certeza isso não deixará você se apaixonar pelo que faz, além de te desmotivar a ponto de não ter vontade de levantar da cama para trabalhar.

Toda vez que a ideia de “odeio o meu emprego” te assolar, imediatamente pense em coisas positivas e, apesar de sim, esse exercício mental é muito positivo, até mesmo para situações de baixa, ou de pensamentos negativos. Em vez de pensar, por exemplo: “Que saco ter que ir ao trabalho hoje”, pense em: “Como irei hoje transformar o ambiente de trabalho para se tornar melhor”.

Inverta o fluxo negativo de pensamentos para o fluxo de possibilidades, a dica numero 01 é muito interessante para ser usada aqui, qual nova ideia ou nova tarefa posso inserir para trazer maior energia para o trabalho? Se questione e se desafie.

Portanto, ao invés de alimentar esse sentimento, procure ficar atento às coisas que te aborrecem no dia a dia e tente mudá-las. Até mesmo porque todo mundo tem bons e maus dias e não vai ser diferente para você.

De repente, não é que você não gosta do que faz, apenas existem situações específicas que te fazem perder a razão.

Desse modo, mudando esses pontos, o seu trabalho poderá ficar muito mais interessante.

3 – Crie um ambiente de trabalho agradável

Com certeza você não vai se apaixonar pelo que faz ou mesmo ter motivação para trabalhar se você não se dá bem com seus colegas de trabalho, principalmente se você trabalha em equipe.

Pois saiba que um dos caminhos para se apaixonar pelo primeiro emprego e criar satisfação profissional é ter uma boa relação com as pessoas da equipe e até com os seus clientes.

Sem contar que essa boa relação pode te abrir novas portas no futuro, construir e manter relacionamentos também é uma das habilidades do futuro, que estão começando a ser bem avaliadas pelas empresas, pois atualmente um profissional capaz de se relacionar bem tanto interna quanto externamente é considerado um diferencial na era do celular e dos textos ao celular.

Assim, ao mesmo tempo, é muito bom trabalhar ao lado de quem te respeita, te inspira e te desafia a ser melhor. Algumas vezes até uma pequena rivalidade pode trazer benefícios positivos para sua vida profissional.

4 – Mudando de ares

Como dito, o que pode estar te impedindo de se apaixonar pelo seu primeiro emprego é a rotina. A rotina é capaz de destruir relações e gerar muito estresse.

Que tal então uma mudança de ares? Não estamos dizendo para você pedir as contas, mas sim analisar se existe a possibilidade na empresa de realizar trabalhos externos ou até mesmo remotos, ou de participar de novos projetos, mesmo que de outras áreas.

Uma pesquisa aponta que os funcionários que não são obrigados a comparecerem na empresa todos os dias são muito mais felizes e produtivos.

Agora, se o seu trabalho exige que você esteja todos os dias no escritório, procure outras formas de renovar as energias.

Faça alguns intervalos (usar a técnica do pomodoro pode te ajudar muito a controlar esses espaços de tempos), fora do escritório, faça exercícios rápidos, como alongar braços e pernas.

Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review e Energy Project apontou que funcionários que tem um descanso a cada 90 minutos tem um rendimento 30% maior, do que aqueles que puderam focar em uma só tarefa durante o dia.

Aplicando essas pequenas mudanças de atitude seu rendimento pode aumentar e fazer com que o seu trabalho seja reconhecido. É neste momento que a sua paixão é correspondida.

Conclusão

Percebe como não é difícil tornar o seu primeiro emprego numa grande paixão? Às vezes, são pequenas coisas do seu dia a dia ou mesmo a sua própria rotina que impedem você de perceber o verdadeiro potencial do seu primeiro emprego.

Com essas mudanças você poderá ver como o seu primeiro emprego tem chances de se tornar uma grande paixão na sua vida.

Você verá como os dias no trabalho se tornarão muito mais divertidos e produtivos com essas pequenas mudanças.

Quem sabe você não descobre, por meio dessas mudanças, que é esse ramo que você quer seguir? Descobrir sua “vocação” não é fácil, e quando temos a oportunidade de vivenciar isso, todos os dias, com certeza torna essa escolha muito mais clara.

Abrace as oportunidades que você tem ao longo da vida e não as desperdice mesmo que elas não pareçam tão atraentes ao primeiro olhar. Ainda está na procura pelo primeiro emprego e não sabe como montar seu currículo aprenda de maneira simples e dois de nosso artigos: Currículo – O que não pode faltar e como montar um currículo: estrutura e tópicos 

Descubra como aumentar em 8x suas chances de ser contratado

Digite seu melhor e-mail abaixo.

Sua inscrição foi confirmada!

Share This