(67)9.9689-6848 - Entre em contato e vamos conversar!
Escolha uma Página

Lei de Gérson

Você já conhece a Lei de Gérson? Ah não? Então vamos fazer um resumo: A popular lei de Gérson advém de uma campanha de cigarros protagonizada pelo ex-meio campista brasileiro Gérson de Oliveira Nunes (Campeão Mundial pelo Brasil em 1970) e tem como pano de fundo, ou pelo menos pela interpretação popular, o grande desejo e/ou predisposição de nós brasileiros em querer levar vantagem em tudo, a velha e antiga malandragem e jeitinho brasileiro. Uma frase que essa imagem acima consegue traduzir muito bem.

Muito pode ser dito sobre essa tema, e iremos falar sobre eles em outros artigos. Entretanto mesmo tendo sido cunhada em 1976 a emblemática frase “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também…” ainda é muito atual e por isso acabamos decidimos falar sobre ela no início desse artigo, pois levar a vantagem ou aumentar/exagerar algumas informações no currículo se tornou comum no meio profissional nacional e, nesse texto, iremos explicar por que não é um bom negócio ter uma mentira no seu currículo.

Maus exemplos

Nos últimos meses tivemos dois grandes exemplos negativos sobre mentiras nos currículos: O primeiro caso foi o  da professora Joana D’Arc Félix de Souza que afirmava em seu currículo uma pós-graduação na renomada Universidade de Harvard, uma das mais respeitadas e conceituadas universidades do mundo. O que acabou em seguida sendo descoberto como mentira em uma reportagem do jornal Estado de S. Paulo. 

O segundo caso notório foi do atual governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, que também afirmava em seu currículo Lattes, formato publicado na plataforma Lattes (Site na qual estudantes e pesquisadores podem declarar as atividades acadêmicas realizadas), que estaria cursando um doutorado na modalidade sanduíche em Harvard (quando os estudos são realizados parcialmente em um outros país).

Desse modo, esses casos ilustram claros exemplos da aplicação da Lei de Gérson, na qual por meio de um subterfúgio é obtido alguma vantagem. Toda essa introdução se torna necessária para dar um entendimento de possíveis motivos que levam o brasileiro à “dar uma aumentada” nas informações no currículo, se tornando até um senso comum a utilização de mentiras no currículo.

Mentira no currículo? Vale a Pena?

Nós da Currículos que vendem acreditamos que um currículo bem elaborado, com as informações estruturadas de maneira lógica e conteúdo de qualidade e fiel é o diferencial para o candidato ideal, e por meio do nosso blog e redes sociais iremos compartilhar material de qualidade para ajudar você candidato à alcançar o emprego dos sonhos.

Então seja qual for o caso a única saída de uma mentira no currículo é a reputação manchada e uma vaga perdida, e esse seria o menor dos problemas, já que atualmente com uma alta rede de networking entre profissionais de RH e recrutamento e seleção, essa falha poderia se espalhar e impactar como um todo e permanentemente suas chances de novo emprego. 

Pesquisa sobre mentira no currículo

Voltando ao assunto principal e para ilustrar como essa prática é comum no brasil uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, com mais de 300 diretores de empresa apontou que 75% deles já eliminaram candidatos após encontrarem mentiras nu currículo e distorções nas informações.

Dentre as maiores mentiras encontradas em currículos estão:

  • experiência de trabalho (56%);
  • formação acadêmica (46%);
  • habilidades técnicas (44%);
  • idiomas (39%);
  • realizações em trabalhos anteriores (35%).

Com o advento da era da informação e das redes sociais uma mentira no currículo pode sair muito cara, nesse caso a vaga ou até mesmo a reputação do candidato, basta uma ligação para o antigo empregador ou um e-mail para a universidade e/ou instituição de ensino para confirmar a veracidade das informações contidas no currículo.

Conclusão

Por fim, o que queremos que fique claro para você candidato é que o melhor caminho a seguir é o do conteúdo de qualidade, o currículo, assim como estamos falando em vários artigos, é talvez o primeiro passo para uma carreira de sucesso e começar com o pé esquerdo, com o jeitinho brasileiro, não é o caminho mais assertivo.

Por meio de nossas dicas você será capaz de construir um currículo diferenciado que te ajudará a ter mais chances de conquistar o emprego desejado. 

Deixe seus comentários e sugestões para que possamos sempre fornecer conteúdos de qualidade.

Aguardamos suas respostas. O que você acha de nos acompanhar e realmente se colocar à frente no mercado de trabalho?

Está com dúvida em como montar um currículo: Confira esse post: Como montar um currículo: Estrutura e Tópicos e não tenha mais dúvidas.

Share This
%d blogueiros gostam disto: