Escolha uma Página

Como montar um currículo Parte 01: Estrutura e tópicos

 Antes de enumerar as principais áreas que um currículo pode ter, é valioso ressaltar que o estudo do currículo não é uma ciência exata, já que não há uma formula correta pra montar um currículo, algo que trará em 100% dos casos o resultado perfeito, o grande problema é que muitas empresas tentam vender essa ideia utópica do currículo perfeito.

O que nós da currículos que vendem procuramos fazer foi encontrar uma estrutura que é mais aceita, para grande parte de empresas importantes, uma ordenação de informação mais lógica, que busca aumentar sua chances de contratação. Então continue na página que vamos te ensinar a montar um currículo de maneira mais eficiente, para você conquistar o tão desejado emprego. 

Estrutura

Então vamos lá, para te ajudar nessa jornada sugerimos que seu currículo seja dividido da seguinte maneira:

  1. Dados Pessoais;
  2. Objetivo Profissional;
  3. Resumo Profissional;
  4. Formação Acadêmica;
  5. Experiência Profissional;
  6. Experiência Acadêmica [Recém-formado];
  7. Idiomas;
  8. Cursos e Formações.

Extra: Fora do “tronco” principal do currículo, mas que também devem estar presentes são as área de:

  1. Contato e informação;
  2. Softwares e Ferramentas [Quando necessários para diferenciação em uma vaga];
  3. Qualificações e Habilidades.

Iremos explorar cada tópico de maneira detalhada em outros posts, aguardem pois o conteúdo será muito interessante.

Regras básicas ao montar um currículo

Novamente gostaríamos de lembrar que esse não é um manual definitivo para montar um currículo, não há fórmula mágica para isso, reunimos informações de diversos recrutadores e de bancos de currículo para encontrar o que é mais aceito pelo mercado, então pegue o papel e caneta e anote as regras básicas para um currículo simples e eficiente.

 – Duas folhas é o tamanho máximo que um currículo deveria ter, uma página seria o ideal, mas quando o profissional tem experiências relevantes duas folhas são aceitas. Exercite sua capacidade de sintetização, sendo direto e conciso. 

 – Foque no preto, não é comum o uso de mais de uma cor no currículo então mantenha a cor padronizada.

– Escolha um papel branco, limpo e em formato A4 de preferência,  é o mais usado e já se tornou um padrão.

– Evite o uso de molduras e bordas, eles não adicionam nada de positivo ao currículo e ainda podem causar estranheza no avaliador. 

Escolhendo a fonte na hora de montar o currículo

– Não inove demais nas fontes, tipografia cursivas e fontes informais podem não agradar o recrutador, logo iremos liberar um artigo que fala somente disso, mas já podemos antecipar alguma delas. As clássicas Arial e Times New Roman são bastante usadas, e também são indicadas fontes como Verdana e Helvetica.

– Ainda relacionado à fontes, mas agora falando de tamanho, o ideal está em 10 à 12, com 10 sendo o tamanho ideal, tamanhos maiores podem dar impressão que o candidato está querendo “inflar” o currículo para fazer parecê-lo maior, já tamanhos menores irão dificultar a leitura. 

Ortografia

Talvez uns dos erros mais inaceitáveis no currículo são os erros de ortografia, já que isso pode manchar em segundos toda a imagem construída de seriedade e competência. Infelizmente quanto mais trabalhamos em um texto, artigo, ou currículo a leitura vai ficando viciada, alguns erros podem passar despercebidos, então a dica é: revise, revise e quando tiver certeza que está bom revise novamente. O seguro morreu de velho e nessa hora é necessário garantir que não haja erros, para que a vaga não seja perdida pois você trocou um “ç” por “ss”.

Conclusão

Essas regras básicas, assim como o próprio nome reflete, são o mínimo necessário no seu currículo, o que a empresa e o recrutador esperam encontrar é conteúdo de qualidade e informações relevantes, temas que abordaremos em um outro blog post. Esse artigo é o primeiro da série Como montar um currículo, o objetivo da série é trazer várias dicas e insights na hora de criar ou revisar seu currículo, são informações valiosas que te ajudarão à construir um currículo matador.

Quais são suas maiores dúvidas na hora de criar seu currículo? Quais dicas e assuntos gostariam que discutíssemos?

Deixe seus comentários e sugestões para que possamos sempre fornecer mais conteúdos de qualidade.

[P.S] Já viu nosso primeiro artigo? Não perca tempo e confira o que não pode faltar quando for montar o seu currículo. 

Descubra como aumentar em 8x suas chances de ser contratado

Digite seu melhor e-mail abaixo.

Sua inscrição foi confirmada!

Share This