Você já imaginou quais perguntas podem surgir em uma entrevista de emprego? Já pensou nas perguntas para fazer ao entrevistador? Pois bem, chegou a hora de desvendar todo o mistério sobre processos seletivos e parar de pensar apenas no que dizer, mas começar a se questionar também sobre o que perguntar, até por que ao realizar isso com certeza o recrutador te verá com bons olhos. Claro, isso se você conseguir fazer boas perguntas. E esse artigo vai te ajudar com isso.

Então, se você está se candidatando a vagas de emprego, procurando dicas de currículo, entrevistas e todo processo seletivo, você veio ao lugar certo!

A primeira dica é: se acalme! Você pode entender o processo seletivo como um jogo de perguntas e respostas para entrevista de emprego. Então treine para elas, assim como já demonstramos nesse artigo:  Como responder as perguntas frequentes nas entrevistas de emprego? 

Todavia, se mantenha calmo, caso contrário você não conseguirá encontrar as perguntas e respostas certas. O que elaboramos fomos algumas respostas para perguntas padrões e é seu papel como um bom candidato, pesquisar mais sobre a empresa e sobre possíveis questionamentos que possam aparecer.

Enfim, comece pensando em como despertar o interesse do entrevistador por meio de perguntas-chave e se diferencie do restante dos candidatos.

Perguntas para fazer ao entrevistador

Se o objetivo é ter sucesso nos processos seletivos é necessário entender que não é apenas o recrutador quem faz perguntas, apesar de ser ele quem deve direcionar e dirigir o processo de entrevista. Entretanto cabe a você, demonstrar diferencial não somente nas respostas que você dá, bem como nas perguntas assertivas que você faz.

 Pensando nisso fizemos um apanhado de 5 perguntas para fazer ao entrevistador, as quais você pode até mesmo adaptar para quando chegar o dia da sua entrevista.

 Pense que você realmente está em um jogo de perguntas e respostas para entrevista de emprego, o prêmio final é a sua tão esperada vaga!

 Então, vamos às perguntas?

  1. Você pode falar mais sobre as responsabilidades do dia a dia neste cargo? Como seria um dia típico?
  2. Se eu fosse contratado, quais seriam suas expectativas para os meus primeiros meses?
  3. O que faz você ter vontade de ir trabalhar?
  4. Você pode falar um pouco sobre a cultura da empresa?
  5. Quais são alguns dos desafios que a empresa enfrenta atualmente e quais são os objetivos da empresa para o próximo ano?

São perguntas que além de interessante, vão fornecer informações cruciais para você entender se a vaga e a empresa são ideais pra você. Assim, nessas 5 perguntas procuramos elencar desde perguntas direcionadas ao cargo da vaga, rotina de trabalho, o que a empresa valoriza e como o próprio entrevistador avalia a empresa e sobre os interesses do negócio.

Ou seja, quase como uma “entrevista reversa”, com essas perguntas você consegue entender de forma muito mais clara, os objetivos da empresa, o que será esperado de você, o que é esperado de colaboradores de modo geral, estratégias e visão de futuro da empresa e ainda surpreender o entrevistador em questão.

Por que fazer perguntas na entrevista?

Bem, de maneira geral, a primeira grande vantagem de usar essa estratégia é porque a maioria das pessoas não vão às entrevistas de emprego dispostas a indagar, e sim serem indagadas, reverter de maneira inteligente sem tirar o protagonismo do entrevistador te colocará a frente de muitos candidatos.

Então, perguntas como essas podem mostrar para o seu entrevistador que existe um diferencial em você, o qual pode agregar um grande potencial para o negócio.

Claro que você não precisa se restringir apenas às essas perguntas para fazer ao entrevistador em uma entrevista de emprego. Você pode perguntar também:

  • Você acha que não tenho alguma competência ou habilidade que seja desejável para a vaga?
  • Por que essa vaga está aberta? Ela foi criada agora? (Você pode até perguntar por que seu antecessor deixou o cargo, se for o caso)
  • Há quanto tempo você está na empresa?
  • O que você fazia antes de estar na empresa?

Além de mostrar um diferencial seu e como você está se importando com a vaga, perguntas como essas, assim como mencionamos anteriormente, podem esclarecer para você mesmo se aquela oportunidade que está sendo oferecida é o que realmente se encaixa com o que você está procurando.

Você passa de entrevistado a entrevistador e todos os lados saem ganhando com isso, a famosa relação ganha-ganha.

Agora, você já pensou também em quais perguntas para seleção de emprego os entrevistadores levam em consideração na hora da escolha da contratação?

Perguntas para seleção de emprego

É claro que cada empresa e cada cargo tem um detalhamento diferente para suas vagas, assim como diferentes expectativas. Porém, algumas perguntas para seleção de emprego são padrões e costumam aparecer na maioria das entrevistas de emprego. Por exemplo:

  • Por que você deve ser contratado?
  • Fale sobre você e suas experiências
  • O que você mudaria em seu último emprego?
  • Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje?
  • O que a pessoa que mais te detesta diria sobre a sua personalidade?
  • Como você reage quando não concorda com o líder da equipe?
  • Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?
  • O que você faz durante seu tempo livre?
  • Conte sobre um momento em que você precisou ser inovador

Esse tipo de pergunta se encaixa em quase todos os tipos de vagas para emprego, por isso acabam sendo quase um padrão para os recrutadores.

Assim, a questão nesse caso está em saber responder cada questão sem parecer um robô ou alguém que está falando apenas o que o entrevistador quer ouvir.

Seja sincero, transparente, mas lembre-se que essa é uma entrevista de emprego e que você precisa ter postura profissional para responder cada questão.

A sua postura e a forma de falar e se posicionar diante das questões vai fazer toda diferença na forma como os recrutadores te olharão. 

O jogo de perguntas e respostas precisa fluir de maneira profissional. Você deve identificar o momento certo de falar para o entrevistador tudo aquilo que ele quer saber e de fazer suas perguntas quando tiver espaço para isso também.

Inclusive, vale dizer que algumas dessas perguntas podem ser feitas até por testes online antes mesmo de uma primeira entrevista presencial.

Atenção com o processo seletivo online

A sua experiência de trabalho dentro de cada empresa já começa desde a sua primeira entrevista, afinal de contas cada uma das perguntas e respostas para entrevista de emprego demonstra características do seu perfil e a forma como você trabalha. Ou seja, é o início do relacionamento entre empresa e colaboradores.

Isso serve para filtrar ainda mais os candidatos para que a empresa chame de fato as pessoas que mais se encaixam com o perfil procurado.

Sendo assim, não seria estratégico fazer suas perguntas nessa etapa, mas guarde-as para a etapa presencial e se dedique por enquanto às respostas que você dará para cada item do teste online, ele já vai demonstrar muito da sua postura e de quem você é.

Então seja honesto, não é porque você não está na frente de um recrutador que deve encarar como uma forma de sair na vantagem com o teste, pelo contrário, esse é a sua chance inclusive de fazer valer cada resposta sua com um facilitador ainda maior do processo: você não precisa se desesperar e ficar nervoso para responder as perguntas.

Com um teste online você tem mais tempo para responder pensando melhor em como realmente sua resposta deve ser.

Muitas pessoas na hora da entrevista se desesperam e não respondem o que de fato gostariam e acabam se martirizando ao pensar no que poderia ter sido dito, justamente por conta do nervosismo.

Então, caso tenha que fazer um teste online, se dedique de corpo e alma para entregar o teste com o máximo de veracidade e profissionalismo possível. Use essa ferramenta a seu favor! Inclusive, tente relaxar ao máximo antes de entrar em uma entrevista de emprego.

O que fazer antes de uma entrevista de emprego?

Antes do dia mais esperado para aqueles que estão buscando oportunidades no mercado, a entrevista de emprego, você pode ter alguns hábitos que te ajudarão a melhorar seu desempenho, por exemplo:

Durma de 6 a 8 horas na noite anterior para de fato se sentir descansado para a hora da entrevista, assim será até mais fácil se concentrar para fazer as perguntas e respostas para entrevista de emprego de forma qualificada.

Separe com antecedência tudo que você quer ou deve levar para a sua entrevista, assim não precisará ter que resolver tudo de última hora.

Tenha tudo em mãos: o endereço do local da entrevista de emprego, ou para as entrevistas online, tenha os dados de contatos necessários para iniciar a conversa com tranquilidade.

Deixe suas roupas organizadas com antecedência, assim você não precisa se preocupar com isso no dia da entrevista e pode focar no que realmente é necessário para as perguntas e respostas fluírem de forma tranquila e eficaz.

São inúmeras as formas de se tranquilizar antes de uma entrevista, inclusive, se prepare em reunir informações relevantes sobre a empresa, essa é uma dica essencial e você pode aprender mais em um de nossos blog posts 10 estratégias para ter sucesso na entrevista. Estude anteriormente sobre ela, sobre sua história, seus colaboradores de modo geral, a reputação dela e assim por diante.

Conclusão

Quando estiver com tudo em ordem, chegou a hora de começar a se acalmar. Se você está preparado a confiança virá, as chances de sucesso são alta. Lembre-se que a empresa quer saber o que motivo de contratar você e não outros entrevistados, então fazer perguntas para o entrevistador fará o papel de mostrar seu potencial.

Então se tranquilize, confie no seu potencial, se prepare e saiba que sua chance está por vir, caso não consiga de primeira, milhares de outras entrevistas esperam por você se você tiver um bom currículo, se prepare para elas e mostre às empresas a que você veio e o papel de sucesso que você está preparado para desempenhar na instituição.

Com todas as perguntas para fazer ao entrevistador, as perguntas para seleção de emprego que costumam ser feitas e com as respostas certas agora é hora de ir para o campo de batalha.

Descubra como aumentar em 8x suas chances de ser contratado

Digite seu melhor e-mail abaixo.

Sua inscrição foi confirmada!

Share This