Escolha uma Página

A ansiedade é uma emoção, totalmente natural e até mesmo importante para nossa sobrevivência. Ela modifica o funcionamento de algumas funções, ajudando o organismo a se adaptar em alguns contextos de crises e situações de perigo, facilitando assim as tomadas de decisão assertivas.A ansiedade é uma emoção, totalmente natural e até mesmo importante para nossa sobrevivência.

A ansiedade modifica o funcionamento de algumas funções, ajudando o organismo a se adaptar em alguns contextos de crises e situações de perigo, facilitando assim as tomadas de decisão assertivas.Mas quem convive com ansiedade elevada sabe muito bem que, em alguns casos, a ansiedade pode estar presente de forma bastante incômoda. É o que acontece quando a pessoa tem picos de ansiedade em situações onde seu desempenho está sendo avaliado, por exemplo. Algumas situações que podem gerar estes picos de ansiedade são:

Apresentar trabalhos e palestras em público

  • Conhecer lugares novos;
  • Viajar de avião;
  • Praticar esportes radicais;
  • Exercer uma função extremamente valorizada pela pessoa;
  • Participar de uma entrevista de emprego;
Como lidar com a ansiedade

O simples fato de estar desempregado já pode ser o suficiente para desencadear um evento de ansiedade em alguns casos. Somando-se a isso, durante uma entrevista de emprego a pessoa está sendo avaliada pelo recrutador, e sabe que a contratação irá depender diretamente de seu desempenho durante a entrevista.

Assim, é comum aparecer pensamentos de cobrança e insegurança, os quais fazem com que a ansiedade, invariavelmente, acabe se elevando. Com a ansiedade elevada, a pessoa pode acabar tendo seu desempenho prejudicado durante a entrevista, pois a ansiedade altera o fluxo do pensamento, a memória e pode causar inclusive agitação motora ou inquietação.

Nesse cenário, as pessoas que estão buscando auxílio acerca de como se preparar para uma entrevista de emprego acabam se deparando com a dificuldade de controlar a ansiedade. Para ajudar você a se preparar devidamente para sua próxima entrevista de emprego, este artigo irá apresentar dicas valiosas lhe mostrando como controlar a ansiedade durante uma entrevista de emprego.

Lidar com ansiedade: Prepare-se com antecedência

Quanto mais preparado você estiver para sua entrevista de emprego, mais facilidade você terá para controlar a ansiedade. Tocamos no assunto em um artigo de nosso blog e que você ver aqui: 10 estratégias para ter sucesso na entrevista. Afinal, a ansiedade normalmente surge como resposta para ajudar o organismo a lidar com situações de conflito, crise ou insegurança. E quando você está realmente preparado para enfrentar determinada situação, você tem mais controle sobre sua ansiedade, portanto a lógica é o seguinte quanto mais preparado estiver, quanto mais conhecer sobre a empresa pela qual fará a entrevista e quanto mais tiver treinando suas respostas menor serão os níveis de ansiedade.

Desse modo, preparamos algumas dicas para você se planejar e ter maiores chances de controlar a ansiedade:

  • Buscar conhecer a missão, a visão e os valores da empresa antes de comparecer à entrevista;
  • Entender qual a cultura da empresa e método de gestão;
  • Estudar sobre o cargo pretendido;
  • Certificar-se de quais funções são esperadas para o cargo em questão dentro da empresa;
  • Conhecer o nicho de mercado no qual a empresa está inserida;
  • Estar atualizado sobre as tendências deste nicho na atualidade;
  • Rever algumas habilidades importantes com as quais você tem trabalhado pouco nos últimos meses (como por exemplo, softwares de design, administração ou contabilidade)

Inicie o planejamento antes mesmo de encontrar a vaga de emprego

O cuidado de preparar-se mesmo sem saber da existência de uma vaga de emprego não apenas irá ajudar você a sentir-se confiante para a entrevista de emprego como também poderá ser decisivo para que você consiga passar no processo seletivo. Isso porque quando você tem o hábito de desenvolver suas habilidades e aprimorar seu conhecimento, a empresa percebe que pode contar com você para se comprometer com as demandas que ela busca atender no mercado.

Mas como se preparar para a entrevista de uma vaga de emprego que você ainda não sabe que existe? Bem, pode não ser possível se preparar especificamente para uma vaga que surgirá no futuro, mas é perfeitamente possível desenvolver habilidades que são reconhecidas e valorizadas em diferentes nichos de mercado. Alguns exemplos são:

  • Domínio de um idioma estrangeiro (preferencialmente inglês);
  • Domínio de softwares de gestão e administrativos;
  • Familiaridade com processos;
  • Boa redação e domínio pleno das normas ortográficas vigentes da língua portuguesa;
  • Ter um blog ou canal no YouTube para mostrar suas habilidades de comunicação;
  • Atualizar seu currículo constantemente;
  • Treinar para as perguntas frequentes em entrevistas: Temos um artigo que te ajudará nessa questão: Como responder as perguntas frequentes nas entrevistas de emprego?;
  • Conhecer-se e saber quais são suas limitações a serem trabalhadas, suas preferências e suas principais habilidades, pois a consciência acerca destas características pessoais lhe deixará tranquilo caso este tópico seja mencionado durante a entrevista.

Cuide da sua saúde e pratique atividades físicas regularmente.

Cuidando da saúde para ser bem sucedido

Pode parecer clichê, mas se você não estiver com sua saúde física preservada, muito provavelmente você também terá mais dificuldade para controlar sua ansiedade. Além do mais, você poderá ter dificuldade para se concentrar na entrevista de emprego e poderá até mesmo passar uma má impressão ao entrevistador por conta de seu comprometimento físico.

Isso vale para a prática de atividades físicas. E não se trata de ter um corpo impecavelmente atlético ou ser uma modelo internacional, ou seja, não estamos falando de aparência física e sim de disposição e saúde aparente. Sendo assim, quando você pratica atividades físicas regularmente, além de ter melhor desempenho de saúde, você também libera neurotransmissores e hormônios responsáveis por lhe proporcionar sensações como:

  • Relaxamento muscular;
  • Prazer;
  • Sensação de recompensa;
  • Alívio da ansiedade;
  • Estabilização do humor;
  • Motivação.

Todas estas sensações, além de satisfatórias para o seu dia a dia, podem influenciar positivamente seu desempenho durante a entrevista de emprego e até mesmo a percepção que o entrevistador terá de você. Cada vez mais se sabe que desenvolver aptidões físicas é um dos requisitos para manter a mente saudável, e uma mente saudável é imprescindível para cuidar da saúde física.

Sendo assim, uma forma eficaz e importante de você controlar sua ansiedade quando se trata de procurar um emprego é praticando atividades físicas e cuidando da saúde.

Lidar com ansiedade: Medite algumas horas por semana

Somando-se à atividade física, a meditação também é uma atividade valiosa para quem quer aprender a controlar a ansiedade. Aliás, a meditação é uma atividade benéfica como um todo, pois auxilia no controle do pensamento, no alívio das tensões, manejo de dor crônica, tratamento e inúmeros outros benefícios.

Se você consegue adotar o hábito de meditar, você também conseguirá adotar o hábito de controlar sua ansiedade e seus pensamentos. Consequentemente, você terá mais condição de controlar a ansiedade durante uma entrevista de emprego.

Mantenha seu currículo sempre atraente, objetivo e atualizado

Falar sobre a ansiedade diante de um processo seletivo para uma vaga de emprego é falar sobre segurança e preparo. Portanto, é importante saber como fazer um currículo atualizado, bem atraente e objetivo para lhe auxiliar neste sentido.

Pode parecer algo banal, mas a própria organização do currículo já prepara você para sua entrevista de emprego. Isso porque, enquanto você está organizando seu currículo, você está revendo sua formação técnica, sua experiência pregressa e comunicando as principais informações que você considera relevantes para um processo seletivo. Afinal, normalmente o currículo precisa ter:

  • Informações pessoais;
  • Nível de escolaridade;
  • Experiência profissional;
  • Formação complementar (cursos técnicos, cursos de informática, experiências em projetos voluntários, etc);
  • Objetivos profissional;
  • Características pessoais que considera importantes para sua seleção profissional.

Perceba que as mesmas informações que você irá distribuir em seu currículo são provavelmente as principais informações que você deverá comunicar para a pessoa que irá conduzir a entrevista de emprego, já falamos sobre a estrutura de um bom currículo no artigo Como montar um currículo: Estrutura e Tópicos. Abra a página e aprenda mais especificamente como organizar seu currículo.

Sendo assim, ao organizar repetidas vezes um currículo profissional, você estará também avaliando sua experiência profissional, seus dados pessoais e suas principais habilidades e treinando para a entrevista. E quanto mais você realiza este processo, mais seguro e confiante você estará para se comunicar com alguém acerca das características que compõem seu currículo.

Lidar com ansiedade: Encontre vagas de emprego que realmente combinem com você

Felicidade no ambiente de trabalho

Ter como hábito desenvolver suas habilidades que podem ser valorizadas no mercado de trabalho, se preparar previamente para entrevistas de emprego, cuidar da sua saúde física e mental e organizar seu currículo de modo que você reavalie sua formação constantemente com certeza são atitudes bastante assertivas para se diferenciar no mercado de trabalho. Entretanto, também é fundamental você aprender a encontrar vagas de emprego que realmente tenham afinidade com seu perfil profissional e suas habilidades.

Por isso, é importante você aprender como encontrar vagas de emprego realmente atraentes para você. E atualmente existem diferentes recursos para isso, tais como:

  • Centro de Integração Empresa Escola (CIEE): associação brasileira sem fins lucrativos que visa garantir amparo social, onde as empresas podem cadastrar vagas para as quais possui necessidade de contratação. Você pode entrar em contato com órgãos como este em sua cidade, informar-se sobre as vagas disponíveis e ver qual delas é mais familiar ao seu perfil profissional.
  • Linkedin: o Linkedin é uma rede social conhecida por estabelecer e ampliar networking com profissionais de diferentes áreas de atuação. Além disso, empresas e profissionais responsáveis pela contratação e por gerenciar processos seletivos de grandes empresas costumam utilizar seus perfis no Linkedin tanto para anunciar vagas de emprego quanto para procurar pessoas com o perfil desejado para tal. Por isso, vale a pena você manter seu perfil no Linkedin sempre atualizado, deixando claro quais áreas você mais possui interesse e propriedade. Essa ferramenta é tão poderosa que desenvolvemos um material que te ensina como usá-la ao seu favor na hora de encontrar emprego;
  • Sites e perfis em redes sociais voltados exclusivamente para recrutamento e seleção: o recrutamento e a seleção são as etapas de avaliar um candidato para uma vaga buscando identificar sua aptidão para tal. Por isso, uma forma de você encontrar vagas que se enquadrem em seu perfil é seguir estas páginas e acompanhar sites e blogs voltados a anunciar vagas com processo seletivo;

Dica extra: Google Empregos

A pesquisa do Google incorporou recentemente a função Google empregos e ele funciona diretamente digitando termos no campo de pesquisa do site digitando “vagas + profissão”. Exemplo: Vagas assistente administrativo, agora basta clicar na aba empregos e todas vagas serão mostradas. Outra opção para ativar a ferramenta é digitar também no campo de pesquisa “empregos + nome da cidade”. Utilizaremos o exemplo empregos em Curitiba PR (Verifique na imagem abaixo). Um grande aliado na procura por empregos.

Conclusão

A entrevista de emprego é sempre um processo angustiante e causador de ansiedade. Mas quanto mais você se conhecer e mais você se preparar para este processo com antecedência, menos ansioso você estará durante o processo, estar com a saúde física em dia, realizar exercícios de meditação ou concentração também irão te ajudar. Todavia, se planejar e estar preparado serão sem dúvidas seus maiores aliados, pois ao estudar para empresa e estudar sobre si mesmo fornecerá a autoconfiança e segurança necessários para dar adeus à ansiedade.

Share This
%d blogueiros gostam disto: