(67)9.9689-6848 - Entre em contato e vamos conversar!
Escolha uma Página

O currículo é o seu primeiro contato com a empresa para qual você quer trabalhar, ele precisa ser bem escrito, bem apresentado e objetivo para que se destaque dos demais candidatos e garanta a tão sonhada entrevista de emprego.

O que muita gente não sabe é que ele também serve para eliminar qualquer chance daquele candidato com a empresa contratante, dependendo da forma e do conteúdo do seu currículo! Então é muito importante se atentar à pontos positivos do seu currículo e, prestar ainda mais atenção aos pontos negativos que podem afetar como um todo suas chances na empresa. Como saber, então, se você está se auto boicotando ou não? Quais são as informações que não devem aparecer no meu currículo? Quais frases devem ser evitadas?

Antes de abordarmos de maneira específica as frases e palavras que podem arruinar o seu currículo, separamos algumas dicas básicas e interessantes que você pode seguir quando estiver na fase de elaboração do seu currículo.

Evite fornecer muita informação pessoal

Ser honesto e transparente sobre quem você é de, modo geral, algo visto positivamente, tal como comentamos no artigo: Mentira e Currículo: Um casal que não dá match!, entretanto existem informações que não devem ser escritas em um currículo profissional, pelo menos não no primeiro momento, apesar do modelo antigo de currículo incluir certas informações, é preciso acompanhar as mudanças e entender que em alguns casos mais é menos. Desse modo:

  • Não coloque número de documentos, tais como CPF e RG
  • Não coloque estado civil e número de filhos
  • Nacionalidade e naturalidade devem ser reservadas apenas para o caso do candidato ser estrangeiro

Algumas informações devem ser reservadas para o momento da entrevista de emprego. Neste caso é interessante deixar informações como o estado civil para responder em casos onde recrutador pergunte sobre estes assuntos, e pode se preparar, pois é quase certeza que ele irá. Essa dica já foi assinalada no post: Oito erros comuns na hora de montar o currículo!, porém observamos ao analisar currículos a alta presença dessas informações e não queremos que cometam os mesmos erros.

Então, que informações devem constar no meu currículo? Em geral Nome, endereço, idade (sempre atualizada) e formas de contato como e-mail e celular no topo.

Seja único no objetivo

O objetivo é o momento do currículo em que o candidato pode e deve falar um pouco de si mesmo e quais são seus planos pro futuro, nesse momento o recrutador consegue avaliar assuntos como: visão de futuro, perspectiva de carreira, ambição (positiva), foco, entre outros. Como você tem pouco tempo para despertar interesse do avaliador, o objetivo se torna um ótimo candidato a te ajudar nesse caso. O problema é que a maioria das pessoas acabam escolhendo frases prontas e padronizadas como:

“experiente profissional de TI procura função em que possa expandir seus conhecimentos na área”.

Percebem o quanto esta frase é genérica?

Ao invés disso que tal ser mais específico e personalizar seu objetivo de acordo com a empresa para qual está enviando?

“Pretendo atuar no setor de T.I. da empresa como analista júnior de sistemas”.

Assim você mostra ao recrutador que pesquisou a vaga e teve o interesse e disposição de personalizar o currículo.

Frases que podem arruinar seu currículo

Escrevemos um blog post com os oito erros comuns na hora de montar o currículo, nesse material fornecemos dicas interessantes para conseguir, ao reduzir erros, que seu currículo que seja bem visto pelos recrutadores. Nessa seção separamos algumas frases que se tornaram verdadeiros clichês e devem ser evitadas a qualquer custo.

Frase no currículo 01: Eu trabalho muito bem em equipe

Pensando de maneira estratégica e olhando do ponto de vista do recrutador nenhuma empresa contrataria um profissional com ausência de habilidade em trabalho de equipe. Quando você é contratado vai eventualmente direta ou indiretamente trabalhar em equipe. Esta frase é genérica e batida, tente substituí-la por exemplos práticos de tarefas desempenhadas que indiretamente mostram o quanto você trabalha bem em equipe, ou seja, fatos e eventos que ocorreram em sua carreira que demonstram capacidade real e efetiva em relacionamentos interpessoais e integração de pessoas.

Frase no currículo 02: Eu sou um profissional ousado/ambicioso/afins

Conseguir encontrar frases como essas, e suas variantes, em currículos até hoje. A justificativa de alguns candidatos está sustentado no senso comum de que o mundo dos negócios valoriza quem possui essas três qualidades, de fato essas habilidades são importantes, porém na prática poucas pessoas sabem distinguir a linha divisória entre ser ousado, ambicioso e audacioso com ser anti-ético.

Os recrutadores sabem disso e consequentemente acabam descartando currículos com essas expressões. Ao invés de sugerir que você “topa qualquer coisa pela empresa” mostre que possui ética e valores inegociáveis. Como é difícil “quantificar” ou “avaliar” tais características, assim como no bloco anterior, é interessante manifestar e expor situações práticas na quais foram necessárias utilizar esses atributos. Isto vai garantir portas abertas para empregos rendendo bons resultados para sua vida profissional.

Frase no currículo 03: Eu sou trabalhador e esforçado

Novamente assim como no tópico 01 essa frase não consegue “somar” para sua avaliação, já que são características mínimas e obrigatórias para exercer plenamente as funções de qualquer vaga ou posição. Pense bem, você contrataria alguém que é preguiçoso e descansado? Não. Então ser trabalhador e esforçado não é uma qualidade extra que você estará trazendo para a empresa, é a sua obrigação.

Para mostrar o quanto é esforçado, procure citar exemplos do seu desempenho e comprometimento com outras empresas, sem dar a entender que está se gabando por ter feito isso, usar exemplos práticos sempre é uma ótima maneira de comprovar os atributos e realizações que estão presentes no currículo.

Frase no currículo 04: Familiarizado com o pacote Office e Excel

Essas habilidades técnicas, nos dias atuais, não são mais consideradas diferenciais, para qualquer profissional que deseja entrar no mercado de trabalho, ser familiarizado com o pacote office é mínimo e obrigatório, desse modo evite colocá-los em seus currículos como se fosse um benefício a mais que trariam para a empresa.

Em nosso primeiro artigo do blog, que você pode conferir em: Currículo – O que não pode faltar mencionamos sobre a estrutura ideal para montar um currículo, em uma dessa sessões intitulada cursos e formações pode-se, quando necessário para a execução das tarefas da nova vaga, inserir softwares e habilidades técnicas que serão relevantes para a vaga.

Frase no currículo 05: Possuo excelentes habilidades de liderança/coaching

De acordo com dados do Linkedin, a palavra liderança, ou leadership é a mais usada pelos usuários da plataforma. Se ela não serve para aumentar a popularidade de usuários em uma rede social para profissionais também não te ajudará com a avaliação do recrutador.

Ao invés de dizer que é um líder nato, mostre a sua experiência em liderança ou gerenciamento de equipes, com fatos, dados e momentos que exigiram de você o uso dessas habilidades. Hoje em dia o mercado está saturado de líderes e coaches. Se você não é um profissional de destaque nesta área fuja dos termos relacionados.

Frase no currículo 06: Meu objetivo é…

O título da seção do currículo já indica que o assunto abordado é o objetivo, não comece o parágrafo com esta expressão, ao invés disso vá direto ao assunto. A redundância dá a impressão de que você está contando palavras tentando aumentar a frase sem realmente ter o que dizer.

Frase no currículo 07: Meu hobby é… (Atividades extracurriculares)

A não ser que estas atividades sejam relacionadas com o trabalho ou, sejam atividades que exijam qualidades relevantes ao trabalho para o qual você está se candidatando, não inclua esta seção no currículo, simples assim essa dica vai evitar fazer você colocar itens que até possam a vir te eliminar do processo ou diminuírem suas chances de contratação.

Frase no currículo 08: Referências disponíveis mediante solicitação

O momento de oferecer referências não é na entrega do currículo. Esta etapa poderá ser solicitada durante o processo de entrevistas e dinâmicas de grupo. As melhores referências do seu trabalho são os antigos empregadores. Alguns recrutadores poderão telefonar para seu antigo emprego e pedir referências sobre o seu trabalho.

Além do mais, referências oferecidas pelo candidato podem ser manipuladas. Um amigo, ou parente pode estar do outro lado da linha fazendo papel de antigo colega de trabalho ou superior. Algo que pode ser determinante é oferecer um link para o perfil do Linkedin ou website pessoal com avaliações reais de clientes e colegas de trabalho.

Conclusão

Frases prontas, clichês e pontos que não adicionam valor ao currículo são observadas em diversos currículos diariamente e buscamos levantar diversos exemplos que podem estar prejudicando seu desempenho em processos seletivos. Esse é um tema bem extenso e que será apresentado e reavaliado em outros artigos do blog. Esperamos com esse conteúdo impulsionar suas chances de contratação te ajudando a evitar erros na hora de elaborar seu currículo.

Ainda existem outras palavras e frases que podem ser usadas se forem contextualizadas e exemplificadas, mas se forem ser usadas aleatoriamente para impressionar é melhor evitar, dentre algumas delas estão:

  • Altamente qualificado;
  • Sinergia;
  • Proativo;
  • Bem sucedido;
  • Responsável por (prefira: treinei equipes, liderei tal departamento, chefiei projeto).

Seguindo essas dicas sua chance de conseguir um convite para entrevista de emprego são maiores e esperamos que continue visitando nosso blog e absorvendo conhecimentos e conteúdos relevantes para você. E você, consegue pensar em algum termo cliché utilizado em currículos que não foi mencionado na lista? Deixe o seu comentário.

Aproveite e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais com pessoas que podem ser ajudadas por esse material. 

Share This
%d blogueiros gostam disto: