Em um país que está se recuperando a passos lentos de uma crise, utilizar o LinkedIn vagas no brasil para conseguir um emprego é uma das melhores estratégias a serem utilizadas. O desemprego é algo que assombra diversos profissionais, nas mais diversas áreas de atuação. Entretanto, a atual era digital que estamos vivendo nos fornecem diversos recursos que são interessantes e podem ser o elemento chave para o sucesso, uma dessas ferramentas, mais especificamente rede social é o LinkedIn que recomendamos usar na hora de procurar emprego.

Aliás, você já criou o seu perfil no LinkedIn? Não??? Então já vai a primeira dica para conseguir o novo emprego: Crie agora mesmo seu perfil. O LinkedIn é uma rede social de negócios voltada apenas para o âmbito profissional, reforçando o networking e o compartilhamento saudável de ideias. Não subestime o poder que essa rede social possui, existem diversos recursos e ferramentas que podem fazer a diferença na hora de conseguir uma entrevista ou até mesmo uma indicação para uma determinada vaga.

Existem diversos bancos de vagas atualmente e, na verdade, recomendamos que usem todos, contudo a vantagem de usar LinkedIn é a presença massiva dos principais recrutadores de empresas importantes. Um bom perfil no LinkedIn irá abrir diversas portas no mercado de trabalho. Para isso você pode utilizar o recurso LinkedIn procurar emprego e LinkedIn vagas para procurar um novo emprego. Há diversos recursos disponíveis que você pode utilizar de forma gratuita para que encontrar a vaga perfeita.

LinkedIn: Estratégia para procurar novo emprego

Para que você entenda as proporções que o LinkedIn possui no âmbito profissional e sua importância, conheça alguns dos seus números: Hoje são mais de 177 milhões de usuários ativos apenas nos EUA, e ao total mais 200 países interligados. O Brasil é o terceiro país em número de usuários cadastrados, chegando à um número de aproximadamente 30 milhões de usuários na plataforma. Estima-se que cerca 80% dos recrutadores utilizam ou já utilizaram o LinkedIn como ferramenta de seleção de candidatos. Outro número animador é o fato que há mais 30 milhões de empresas no LinkedIn com 20 milhões de vagas abertas, quando considerados todos os países que tem a plataforma.

Então confira as dicas que separamos para que você consiga alavancar seu perfil no LinkedIn, procurar emprego e enfim encontrar a vaga dos seus sonhos, expandindo assim, sobretudo sua rede de contatos e aumentando suas chances de um novo emprego. Quer saber como potencializar o seu perfil para dar o primeiro passo em busca de um novo emprego? Confira a seguir:

  • Mantenha seu perfil atualizado.
  • Não economize sobre suas habilidades e seus objetivos centrais.
  • Evidencie sua experiência mais recente.

Sendo assim é importante que seu perfil na rede social seja o reflexo real de sua jornada e carreira profissional. Um dos pontos mais importantes é a autenticidade, já que, no momento em que for chamado para entrevistas e até mesmo na triagem do seu currículo, existe uma análise realizada pelos recrutadores, sob os aspectos que estão sendo demonstrados no LinkedIn e o que os candidatos apresentam no momento da entrevista de emprego, suas perguntas e respostas. E se você não está sendo autêntico irá, invariavelmente, cair em contradição.

Utilizando o LinkedIn vagas para conseguir um emprego

Já ficou claro como é importante utilizar essa ferramenta na procura por um novo emprego. O problema é quando você está em busca de uma nova oportunidade profissional, mas não está atualizando devidamente o seu perfil, logo você não está permitindo que a rede social profissional seja utilizada ao seu favor. Sobre esse tema em específico é válido conferir um outro artigo do blog que fala sobre como utilizar as redes sociais na hora de encontrar empregos.

Portanto, podemos dizer que o LinkedIn é uma das ferramentas mais poderosas para quem está procurando um novo emprego, buscando recolocação no mercado, para quem deseja expandir sua rede de contatos ou para que está em busca de um novo desafio. Existem vagas que são publicadas diariamente, onde você pode se candidatar diretamente pela rede social, enviando seu currículo para análise. O LinkedIn é muito responsiva, ou seja, a resposta para uma vaga, quando seu  currículo é aderente ao perfil esperado, vem mais rápido do que você pode imaginar, além disso, você consegue realizar cursos e ler sobre assuntos que estão em alta no mercado de trabalho.

Então, vamos descobrir como utilizar o LinkedIn para conseguir um novo emprego? Confira as dicas a seguir:

01 – Mantenha seu perfil atualizado

Quem possui uma conta na rede social precisa manter um perfil semelhante ao seu momento atual profissional, pois aumentam as chances de 14x mais de conseguir novas visualizações no perfil, e quem mantém as habilidades atualizadas possui mais de 13x chances de ter o seu perfil exibido em pesquisas, essas informações foram divulgadas pelo próprio LinkedIn. Quando se candidatar a uma vaga utilizando o LinkedIn vagas, todas as suas informações devem estar atualizadas, facilitando a procura do recrutador. Portanto, conforme for absorvendo novas atribuições e realizados novos projetos é primordial incrementar essas informações no seu perfil.

São inúmeras possibilidades para escolha das habilidades, aproximadamente 40.000, para que você consiga reforçar o perfil. Caso esteja buscando ser visto por alguma empresa em específico, é importante manter seu perfil o mais atualizado possível, com uma foto de perfil corporativa e com as suas principais habilidades.

02 – Seja abrangente sobre as habilidades e objetivos atuais

Principalmente se você estiver utilizando o LinkedIn em busca de recolocação no mercado, não esqueça de citar suas habilidades e quais são seus objetivos atuais. Use seu título para compartilhar seu objetivo profissional, se fizer sentido, e adicionar todas as suas habilidades à sua página.

Muitos recrutadores analisam cuidadosamente todas as informações que estão inseridas no seu perfil, assim a partir do momento em que você se candidata pelo LinkedIn vagas, os recrutadores ao checar seu perfil irão avaliar a possibilidade de entrar em contato.  Logo se quiser ser notado e receber uma ligação ou uma mensagem pela rede social, você precisa citar corretamente suas habilidades.

03 – Atualize o seu título do LinkedIn

Tenha uma foto pública, seu nome e o seu título, informações que estão listadas abaixo da sua foto. Quando alguém realiza uma pesquisa, essas são as únicas informações que são visualizadas por quem realiza a pesquisa, o título precisa dar destaque à sua posição atual ou a posição que está buscando. Se você estiver utilizando o recurso LinkedIn procurar emprego em busca de uma recolocação no mercado, coloque isso no seu título, como no exemplo: Analista Administrativo em busca de recolocação no mercado. Para deixar claro sua intenção para os recrutadores.

Recursos LinkedIn 

Essa é uma opção onde é possível pesquisar por vagas em aberto de acordo com os cargos desejados ou você pode determinar algumas palavras-chave para delimitar a pesquisa, permitindo encontrar vagas pela proximidade ou exatidão da palavra chave. Você ainda consegue delimitar regiões, estados e até mesmo bairros. Logo você pode utilizar o LinkedIn vagas no brasil, LinkedIn vagas nos EUA ou qualquer outro país de interesse. É uma ótima ferramenta para procurar emprego.

Nesta mesma opção você ainda consegue atualizar interesses de Carreira, onde você indica aos recrutadores quais são os cargos do seu interesse, essa é uma informação confidencial, por isso pode ser utilizado mesmo que você esteja empregado.

  • Informe aos recrutadores que está buscando uma nova oportunidade de emprego

Essa opção é interessante para você que está buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho, você indica ao recrutador que está realmente em procura de emprego e vagas.

Saiba como habilitar esse recurso:

  • Vá em Configuração e Privacidade;
  • Privacidade;
  • Clique na opção: Procura por emprego;
  • Altere o status atual;
  • Preencha as informações solicitadas.

Conclusão

Elaborar uma estratégia para procurar um novo emprego é muito importante para aumentar as chances de sucesso. Utilizar novas ferramentas e se atualizar sobre novas plataformas se tornar ainda mais essencial na era digital. Se você está buscando uma nova oportunidade ou está avaliando uma mudança de carreira siga as nossas dicas, pois o LinkedIn é uma ferramenta potente e realmente pode te ajudar a conquistar a tão desejada vaga. Utilize as ferramentas disponibilizadas, como o LinkedIn para procurar emprego para encontrar a vaga que tanto procura.
Está com dúvida de como montar um currículo? Temos dois artigos que irão te ajudar a começar essa tarefa:

Por fim, acompanhe nosso blog com diversas dicas e insights para você candidato que está procurando uma vaga no mercado de trabalho, são conteúdos de qualidade que irão te direcionar durante todo o processo. Deixei suas dúvidas e sugestões de novos conteúdos nos comentários e também acompanhe os conteúdos de nosso canal no Youtube.

Descubra como aumentar em 8x suas chances de ser contratado

Digite seu melhor e-mail abaixo.

Sua inscrição foi confirmada!

Share This