Escolha uma Página

PBL² é uma metodologia potencializadora, criada através da integração estruturada de dois métodos, o Project Based Learning e o Problem Based Learning, com foco na construção do nexo.

Esses métodos ativos, mesmo separadamente, tem construído escolas de educação que vem revolucionado o modelo de ensino tradicional, onde o ensino costuma ter seu fluxo do professor para o aluno (vide figura 1). Essas inovadoras formas de ensinar baseiam-se no conceito de aprender fazendo ( Lerning by Doing), e compõem o que é conhecido por Educação 4.0.

Designed by Freepik” class=”wp-image-212410″/>

Enquanto o Problem Based Learning, tem seu foco na experiência, em desafiar o aluno a buscar, desenvolver habilidades necessárias para encontrar as respostas, resolver contratempos, ou seja, resolver problemas, com uma grande dose de experimentação e exposição à pequenos desafios. O Project Based Learning busca através do pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade expor o aluno, com grande interação do professor, à projetos desafiadores que são uma extração do que acontece na vida real, no mercado com muita mão na massa e foco no resultado.

Ao combinar esses dois métodos, encontramos uma metodologia mais dinâmica, onde existe uma oscilação projetada intencionalmente na direção do ensino, que em momentos tem seu fluxo do professor para o aluno e em outros momentos ao contrario, do aluno para o professor. Desta forma, o aluno consegue melhorar substancialmente a absorção e engajamento com o conteúdo, sendo naturalmente levado a construção de uma visão sistêmica, um nexo entre os diferentes blocos de informações estudados.

Muito temos lido sobre a Educação 4.0, seus conceitos e técnicas que preparam as pessoas para a velocidade desse novo mundo, para o que entende-se ser a quarta revolução industrial, a “Industria 4.0”, onde a tecnologia de ponta está cada dia mais enraizada em nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho. O PBL² promove um grande avanço nessa área,
uma evolução que podemos chamar de Educação 4.1, proporcionando a construção do NEXO ou VISÃO SISTÊMICA, o que faz toda a diferença quando estão à mesa assuntos como big data, conectividade, inteligencia artificial e inovação.

Esperamos que esta publicação da metodologia PBL², seja um primeiro passo em direção ao que chamamos de Educação 4.1, a inclusão do pequeno ajuste que faltava, a inclusão do nexo causado pela mescla dos dois PBLs, promovendo maior engajamento, produtividade e desenvolvimento aos nossos alunos.


Sumário:
PBL é uma sigla que vem do inglês e pode significar duas escolas diferentes:

  • PROBLEM Based Learning, que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP);
  • PROJECT Based Learning, que representa a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP);

Share This
%d blogueiros gostam disto: