Em um mercado de trabalho altamente competitivo, muitos se queixam da dificuldade em ser selecionado para participar de processos seletivos.

Boa parte dos candidatos alegam que distribuem centenas de currículos, porém acabam sem obter sucesso na maioria dos casos.

Não podemos negar que as empresas costumam receber diariamente muitos currículos. Dentre eles podemos encontrar uma variedade de qualificações, objetivos profissionais e experiências distintas.

Em meio a uma grande quantidade de currículos, qual seria o segredo para prender a atenção do recrutador? O resumo profissional bem escrito pode garantir a passagem para se chamado para entrevistas e exploraremos sobre ele nesse blog post. 

O processo de triagem dos currículos

Em geral o prazo para seleção e contratação de um novo funcionário costuma ser curto. Desta forma é necessário que os recrutadores utilizem técnicas para otimizar e agilizar o processo de análise e escolha dos candidatos, já que com o recebimento de centenas de currículos é necessária fazer uma triagem mais rápida e filtrar currículos que não consigam transmitir o potencial do candidato.

Veja abaixo alguns cuidados que você precisa ter na elaboração do seu currículo:

Organização e Apresentação do Currículo

Os recrutadores esperam por currículos enxutos e organizados, pois assim conseguem ganhar tempo. Sendo assim, currículos extensos acabam ficando de lado.

Neste caso opte por uma linguagem clara, simples e objetiva, sem rodeios e principalmente sem erros de português. Em um de nossos artigos, que você pode acessar clicando aqui, definimos uma estrutura interessante a ser explorada e que, comumente, é bem aceito por grande parte dos avaliadores e recrutadores. 

Resumo Profissional

Este sem dúvidas é o ponto chave do seu currículo. É exatamente neste ponto que o candidato precisa encantar e convencer o recrutador a continuar lendo e analisando seu currículo. Portando, o resumo profissional deve estar no primeiro terço do seu currículo, de modo a ser uma das primeiras seções analisadas pelo recrutador. Um resumo profissional mal elaborado acaba despertando uma falta de interesse do avaliador, que por muitas vezes descarta o currículo sem observar os demais tópicos caso não encontre palavras-chaves, competências ou habilidades procuradas para a vaga em questão.

Talvez você até possua excelentes conhecimentos e experiências para ocupar determinados cargos ao qual se candidata, contudo você foi convidado poucas vezes para uma seleção ou até mesmo ainda nem recebeu tal convite. Neste caso, é hora de revisar e otimizar o seu resumo profissional.

Neste artigo, vamos abordar prioritariamente este assunto para que você consiga prender a atenção dos recrutadores e aumentar as suas chances nos processos seletivos em que participa.

Escolaridade do Candidato

Outro ponto considerado na triagem dos currículos está relacionado ao cumprimento dos requisitos de escolaridade exigidos para o cargo, fatalmente ao não atender, por exemplo, a formação superior exigida suas chances de serem chamado cairão drasticamente.

Assim sendo, não é recomendado a realização de candidaturas para assumir cargos que não condizem com a sua área de formação ou nível de escolaridade, pois é praticamente certo que o currículo será descartado.

Experiências Anteriores

Muitas oportunidades de emprego exigem dos candidatos certo nível de experiência em funções ou áreas correlatas a vaga pretendida.

Portanto, procure organizar as suas experiências profissionais em ordem cronológica acrescidas de informações relevantes sobre as experiências adquiridas, funções exercidas e, principalmente, resultados alcançados e entregas no exercício daquele cargo.

Então, lembre-se também que os recrutadores não veem com bons olhos, aqueles candidatos que costumam ficar pouco tempo em cada empresa que atua. Sendo assim, evite a alta rotatividade de função e empresas.

Entendendo o resumo profissional

Como destacamos no tópico anterior, o resumo profissional é um dos pontos mais importantes do seu currículo, pois é aqui que você reunirá os argumentos necessários para que o recrutador entenda que você é um profissional capaz de fazer a diferença para aquela organização.

Para tanto, é preciso que o candidato saiba vender as suas qualidades de maneira profissional e objetiva. Para lhe auxiliar neste processo, um pouco mais abaixo traremos alguns exemplos práticos.

Outro ponto importante que você precisa saber, está relacionado ao local ideal para o encaixe do resumo profissional em seu currículo. Recomenda-se que o resumo esteja posicionado logo após os dados pessoais e objetivos, no início do currículo, já que de maneira visual será o primeiro ponto visualizado pelo recrutador.

Como fazer um resumo profissional

Um resumo profissional precisa ser esclarecedor e objetivo, portanto evite colocar informações desnecessárias, apenas para preencher espaço, tais como frases clichês e prontas na internet. Esse é o momento onde você irá fazer uma sinopse de toda sua jornada profissional até o momento, destacando suas principais realizações, qualificações e habilidades adquiridas.

Dessee modo, procure escrever sobre as suas principais experiências profissionais e acadêmicas. Pontue resumidamente cases de destaque que possam o diferenciar de outros candidatos, caso possua algo considerado relevante. Lembre-se, não se empolgue com as palavras, estamos tratando aqui de um resumo, procure ser sucinto e assertivo ao máximo, algo em de 800 a 1000 caracteres, ou de 150 à 200 palavras.

Como elaborar um bom Resumo Profissional Passo a Passo

Informe as suas principais experiências profissionais:  Insira em seu resumo profissional, com o tempo de atividade profissional e as suas principais experiências e habilidades que possam contribuir para o cargo almejado.

Então, o intuito aqui é demonstrar para o recrutador que você possui domínio sobre as funções exigidas pelo cargo.

Fale um pouco sobre a sua experiência acadêmica: Inclua em seu resumo o seu nível de escolaridade e formação acadêmica de forma resumida. Fez algum curso extracurricular de destaque e que tenha algo em comum com o cargo pretendido? Se sim, mencione ele em seu resumo. Essas dicas são muito importantes principalmente para recém-formados e profissionais em início de carreira.

Idiomas: Informar o seu nível de fluência de idioma é um requisito básico para a maioria das vagas de empregos, portanto procure reservar um pequeno espaço para elas no seu resumo profissional.

Organização e Estruturação: Por fim interligue as informações de forma lógica e com formação de sentido para o seu recrutador. Tente criar uma história que engaje o recrutador, aqui a dica é utilizar elementos de storytelling focado na sua jornada. Procure ler o seu resumo e verifique se há algo em que possa melhorar, ou até mesmo se você, na posição de avaliador, iria considerar como um bom candidato.

O que não colocar em seu resumo profissional

Muitas pessoas acabam desclassificadas por utilizar o apelo emocional na elaboração do resumo. Lembre-se que as empresas são organizações com fins lucrativos e não instituições de caridade e, portanto, este tipo de estratégia não é válida e acaba desclassificando o candidato. Escrever um resumo interessante é sim importante, porém apelar dizendo que “precisa muito da vaga” irá apenas diminuir suas chances de sucesso.

Dessa maneira, evite também colocar informações irrelevantes em seu resumo profissional. Já ouviu falar que menos é mais? Não invente e não coloque informações que nada tem a contribuir para a função a ser exercida em seu resumo profissional.

Por fim, o resumo profissional está ali para demonstrar seu valor e potencial e não apenas ser mais uma seção no seu currículo. Muitos candidatos acabam negligenciando, ou até mesmo, não apresentando o nível de seriedade requerida por essa parte extremamente estratégica do seu currículo.

Exemplos de resumo profissional

Agora que você conheceu em detalhes como funciona um resumo profissional e sabe e já sabe em detalhes o que escrever por lá, é hora de ver alguns exemplos práticos.

 Existem dois principais modelos de resumo profissional, veja:

Modelo em Tópicos

Neste formato, o candidato resume e organiza em tópicos os principais itens que considera relevante para aumentar as suas chances de seleção para a vaga em disputa. Apresentaremos alguns exemplos para o seu melhor entendimento.

Exemplo I

Experiência de 8 anos no desenvolvimento de sistemas

  • Habilidades em programação Java e Python
  • Liderança de equipes de desenvolvimento de software de gestão ERP utilizando metodologia Sprint para gerenciamento de projetos
  • Especialização em Gestão de Projetos pela FGV
  • Inglês Avançado com experiência de dois anos na Oracle em Albany (EUA) 

Exemplo II

  • Experiência de 5 anos na área de vendas
  • Coordenador de vendas por 3 anos, liderando equipes de prospecção de vendas e vendas online
  • Considerado funcionário destaque 7 vezes (melhor vendedor e melhor vendedor com lucratividade).
  • Atuação em empresa de grande porte do setor de distribuição de alimentos.
  • Especialização em Gestão Comercial
  • Gestão de Vendas utilizando CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) com o software Pipedrive.

Exemplo III

  • Gerente bancário com 10 anos de experiência no setor bancário
  • Habilidades e experiência em gestão de equipes, adquirida nos últimos 5 anos.
  • Profissional com certificação CPA-10
  • Pós-Graduação em Mercado de Capitais pela FGV
  • Domínio completo do pacote office e ERP Totvs
  • Inglês Fluente
  • Experiência em participação de reuniões e apresentações para grandes empresários

Exemplo IV

  • Profissional recém-formado com experiência em gestão de projetos da construção civil
  • Certificado CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos pelo PMI (Project Management Institute)
  • Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela FGV
  • Conhecimento prático avançado em AutoCad, Revit e Microsoft Project.
  • Inglês Avançado
  • Domínio do Pacote Office

Modelo Jornada

O modelo de descrição profissional no estilo jornada, elenca em alguns parágrafos a experiência profissional do candidato e as suas qualificações para o cargo pretendido. Veja alguns exemplos:

Exemplo I

Experiência de 5 anos em rotinas administrativas, tais como elaboração de planilhas, protocolo e arquivamento de documentos, emissão de notas fiscais e gestão de cobranças.

Possuo formação em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e conhecimentos avançados em softwares de gestão empresarial, destacando-se ERP TOTVS e Conta Azul.

Possuo um perfil centrado na atualização profissional, recentemente iniciei uma especialização em métricas e estatística pela FGV, no período noturno e estou realizando a formação em Inovação & Gestão pela plataforma online Alura.

Exemplo II

Experiência de 10 anos em rotinas financeiras, tais como contas a pagar e a receber, além de conciliação bancária e elaboração de relatórios e demonstrativos, conhecimento avançado no Google Sheets e Microsoft Excel, com construção de dashboards financeiros e desenvolvimento de macros.

Graduado em Finanças Empresariais pela UNB, atualmente curso MBA em Gestão tributária pela FGV. Possuo inglês avançado e experiência com o sistema ERP SAP/R3.

Desenvolvi um dashboard financeiro que permitiu que minha empresa pudesse encontrar falhas na gestão de custos, participei do time de melhoria e conseguimos reduzir 8% das despesas operacionais em 03 meses de trabalho.

Exemplo III

Profissional com 5 anos de experiência na área comercial de grandes empresas do setor varejista. A jornada contemplou as funções de vendedor, líder de vendas e coordenador de vendas, na qual pude adquirir experiência com a gestão de equipes comerciais e aplicação de técnicas de vendas tais como SPIN selling e Receita Previsível.

Capacitei a equipe de vendas na utilização do CRM Nectar, que permitiu uma redução no tempo de atendimento do cliente em 27% e um aumento de 18% na conversão final de vendas.

Atualmente estou cursando o último período em Gestão Comercial pela UNIP. Possuo conhecimento avançado em informática e domínio completo e fluente da língua inglesa.

Exemplo IV

Experiência de 15 anos com atuação na área contábil de multinacionais com vivência em atividades profissionais no Canadá e também nos Estados Unidos. Durante este período de trabalho desenvolvi atividades relacionadas a liderança e assumi cargos estratégicos e de confiança, tais como coordenador financeiro e gerente de contas internacional.

Adquiri durante período no exterior um método de gestão pragmático e direcionado à dados, com a utilização de painéis de gestão e BSC (Balanced Scorecard), permitindo uma gestão visual global de minha área. Também alcançamos uma redução de 12% da carga tributária ao organizar o setor, rever planos de contas e definição de um melhor enquadramento jurídico.

Possuo graduação em Contabilidade pela UFF e MBA em Gestão Tributária pela USP. Devido as minhas experiências no exterior, possuo domínio fluente da língua inglesa.

Conclusão

Como foi possível observar durante o texto um resumo profissional é essencial para fazer a diferença entre a aceitação e a rejeição do candidato para a disputa por uma vaga de emprego, ao utilizar de forma estratégica essa seção do seu currículo você vai gerar curiosidade no recrutador ao mostrar seu potencial. Desse modo, sendo uma das estruturas mais importantes para o seu sucesso no processo seletivo.

Portanto, é preciso estar atento aos detalhes mais importantes para chamar a atenção dos recrutadores, diferenciando o seu currículo dos demais ao utilizar o método por tópicos ou jornada.

Aqui, você aprendeu também que um resumo profissional precisa ser escrito de forma sucinta e objetiva, não sendo necessário grandes textos ou a utilização de palavras difíceis.

Esperamos que tenhamos contribuído de forma significativa para o aprimoramento do seu currículo profissional e desejamos sucesso em sua busca por um lugar no mercado de trabalho e também pelo seu desenvolvimento profissional, se esse conteúdo de alguma maneira contribuiu com a sua procura por um novo emprego, recolocação profissional ou mudança de carreira pedimos que compartilhe em suas redes sociais e indique para amigos que possam ser beneficiados.

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