Escolha uma Página

Quando recebemos um convite para participar de uma entrevista de emprego, logo ficamos preocupados com diversos aspectos dentre eles: como se apresentar e se portar durante a entrevista para aumentar as chances de sucesso.

Naturalmente, realizamos pesquisas, revisamos nossos currículos, treinamos as perguntas frequentes, procuramos informações sobre a empresas e técnicas para melhores resultados. Nesse sentido, um método muito utilizado atualmente e como resultados interessantes, é a metodologia STAR. Conheça mais pouco sobre ela, o que significa e como ela pode te ajudar a realizar uma entrevista de sucesso.

Método STAR – Significado

O termo STAR significa: Situação, Tarefa, Ação e Resultados e é proveniente do inglês Situation, Task, Action e Result.

Esta técnica visa preparar o candidato para responder perguntas de uma entrevista de emprego de forma clara e objetiva, passando segurança e gerando uma boa impressão do candidato para o recrutador.

Portanto, o método STAR nada mais é do que uma forma estruturada e organizada/adequada para responder as perguntas realizadas durante uma entrevista comportamental, o objetivo dessa técnica é te ajudar a conduzir uma entrevista de sucesso, com respostas estruturadas e assertivas.

Assim, durante um entrevista o recrutador procura observar as características do candidato que estão alinhadas com as expectativas da empresa e que podem contribuir com a organização e também aquelas que o candidato possa ter e que não são bem vistas e esperadas de futuros colaboradores. Esse mapeamento é feito através de perguntas que buscam pesquisar, entender e traçar o perfil comportamental do candidato, como por exemplo:

  1. Você recebe ordens contrárias de dois superiores, como você se comporta?
  2. Me dê um exemplo de situação em que você não concordou com o seu chefe.

Perguntas como as mencionadas acima, costumam deixar o candidato nervoso, principalmente devido ao grau de complexidade para elaboração de respostas que agradem o recrutador.

Método STAR – Explicado

O método STAR, busca vencer a barreira do nervosismo e da ansiedade, quebrando desta dificuldade e dividindo o questionamento em quatro partes:

  •  Situação: A orientação aqui é buscar uma situação ocorrida durante a sua carreira, onde você esteve em meio a uma ocasião semelhante ao cenário da pergunta.

    Procure por um caso onde você tenha obtido êxito e agido da forma correta, com o objetivo de mostrar ao seu recrutador que você possui habilidades para encontrar boas saídas para situações complexas do cotidiano de um ambiente de trabalho.

  • Tarefa: A etapa da tarefa, específica que você deve detalhar ao recrutador a sua colaboração para aquela situação, ou seja seria “o que”, qual é a tarefa que você utilizará de exemplo.
  • Ação: Nesta etapa da resposta você deverá mostrar ao recrutador a forma que você encontrou para solucionar o desafio imposto e as competências utilizadas para alcançar um resultado satisfatório, a parte do “como”, o que você realizou na tarefa mencionada.
  • Resultado: Ao final de sua fala, procure demonstrar ao recrutador quais os resultados alcançados pelas suas escolhas e como elas beneficiaram a empresa como um todo e os seus gestores e colegas de trabalho, é o fruto/efeito da sua ação, que relacionado à entrevistas deve ser um resultado relevante para a vaga pretendida e a empresa. 

Para que fique mais claro, continue acompanhando o texto e veja abaixo duas situações onde o entrevistado utilizou de forma adequada o método STAR. Simulamos uma situação em que o entrevistado participou ativamente da tarefa e conseguiu resultados satisfatórios.

Entrevista de Sucesso: STAR na elaboração de uma resposta

Você recebe ordens contrárias de dois superiores, como você se comporta?

Durante a minha carreira tive a oportunidade de ser gestor de equipes em determinada empresa. Certo dia recebo uma ordem de um dos sócios da empresa para que eu desligasse da empresa determinado colaborador. Prontamente solicitei ao setor de Departamento Pessoal que iniciasse os trâmites para desligamento, porém este funcionário possuía mais de 10 anos de trabalho naquela empresa e era muito querido e competente, a notícia chegou ao outro sócio da empresa.

Sendo assim, recebi e-mail deste sócio solicitando a anulação da rescisão e questionando os motivos da mesma. Neste momento foi difícil tomar uma decisão, visto que recebi ordens contrárias dos gestores.

Decidi antes de tomar qualquer decisão me reunir com os dois, sendo assim agendei uma reunião onde ambos estavam presentes, onde conversamos e foi possível entender que havia algum equívoco, pois foram apontados motivos para solicitação de desligamento que não condizem com as condutas que eu observava durante o dia a dia em relação ao funcionário em questão. Após debatermos, percebemos que houve um equívoco e que na verdade a solicitação de desligamento seria relativa a outro colaborador.

Desta forma, consegui equalizar a situação e encontramos a solução correta para o caso, onde foi verificado junto ao Departamento Pessoal o pedido de desligamento, corrigindo o nome do colaborador.

Foi um desafio me reunir com os dois sócios que a princípio tinham opiniões divergentes, pois como enfrentaria aquela situação? Mas foi algo realmente muito valioso para mim, pois além de contornar a situação, foi possível evitar que um erro de comunicação gerasse consequências negativas ainda maiores.

Sendo assim, ao receber ordens aparentemente controversas, busco entender todo o cenário a fim de encontrar a melhor solução para cada caso.

Me dê um exemplo de situação em que você não concordou com o seu chefe.

Durante alguns anos fiz parte de uma empresa de engenharia que tinha como foco participar de licitações e desenvolver projetos para órgãos públicos. Infelizmente devido ao desaquecimento da economia a empresa entrou em um momento de turbulência e dificuldades financeiras.

 Justamente neste momento recebemos um convite para participar de uma licitação para o desenvolvimento de algumas obras de grande porte e que com toda a certeza gerariam o capital necessário para reestruturação da empresa e destacaria a mesma não só no cenário nacional, mas também internacionalmente, devido a particularidades e dificuldades impostas no projeto.

 A princípio os gestores responsáveis pela empresa descartaram a possibilidade de participarmos da licitação, onde concorreríamos com empresas estrangeiras e com expertise no assunto. Apresentei minha posição favorável à participação no projeto, apontei que durante os trâmites da licitação poderíamos buscar conhecimento e nos especializar no assunto. Me comprometi a assumir o projeto e me qualificar para tal. Os meus gestores me deram um voto de confiança, sendo assim embarquei para o Canadá, onde estudei e acompanhei a execução de projetos que envolviam a técnica necessária.

Ganhamos a licitação e começamos os trabalhos no projeto, apesar de algumas dificuldades iniciais, conseguimos entregar a obra dentro do prazo e padrões solicitados. Com isso a empresa conseguiu o aporte que necessitava para se reestruturar e ficou reconhecida nacionalmente em sua expertise para execução de projetos nos mesmos moldes.

Como foi possível verificar nos exemplos acima, o entrevistado conseguiu de forma clara e objetiva, utilizando o método STAR, mostrar ao recrutador situações vivenciadas durante a sua carreira, onde foi possível demonstrar que suas atitudes e decisões contribuíram para resultados positivos.

O que evitar para garantir uma entrevista de sucesso?

Em suma, utilizar o método STAR irá proporcionar a você a capacidade de solucionar e encontrar as melhores respostas para perguntas complexas, porém apesar de muito importante, esta habilidade não conseguirá de forma isolada transformar aquela entrevista em uma entrevista de sucesso. É preciso cuidado e atenção para se evitar alguns erros clássicos, como por exemplo:

Deixar de responder perguntas do recrutador

Em uma entrevista de sucesso nunca deixe perguntas sem respostas, é preferível dizer ao recrutador que você não possui determinado conhecimento, quando a pergunta for relacionada a aspectos técnicos do que mentir ou deixar de responder, sobre mentiras já falamos em outro artigo que pode ser conferido aqui: Mentira e Currículo: Um casal que não dá match!, que não é boa escolha mentir no processo seletivo, desde o currículo até entrevista. Então seja humilde e verdadeiro quando não souber responder uma pergunta, o que não pode é deixar sem respostar ou tentar “enrolar”, o famoso “jeitinho”.

 Caso a pergunta esteja relacionada a aspectos comportamentais, este é o momento de utilizar a técnica STAR para quebrar a resposta em 4 etapas (Situação, Tarefa, Ação e Resultados), facilitando o desenvolvimento de seu raciocínio, possibilitando uma explicação clara e objetiva ao recrutador que, como consequência, trará resultados positivos

Não estar preparado para o cargo almejado

Para participar de um processo seletivo é extremamente importante que você esteja preparado para assumir o cargo desejado e reúna as competências necessárias para exercer o cargo. Participar de um processo seletivo e de uma entrevista acreditando que será possível ludibriar o recrutador e conquistar a vaga é um erro, que infelizmente ainda é cometido por muitos candidatos.

Logo, as possibilidades de conseguir tal feito são muito pequenas e mesmo em caso de aprovação, é preciso lembrar que você passará por um período de experiência onde precisará demonstrar que possui as características apresentadas durante o processo de recrutamento, caso contrário a sua continuidade no cargo estará comprometida e sua carreira poderá ser manchada. Então, apesar de óbvio, certifique-se de ter a competência necessária para executar a função. Estude a vaga, suas atribuições e tarefas e garanta ser capaz de executá-las.

Escolher os exemplos errados para aplicar a técnica STAR

Outro erro cometido pelos candidatos é a utilização incorreta ou inapropriada da técnica STAR. Muitas vezes o candidato até estudou e se preparou para utilização da técnica, porém durante a entrevista acaba escolhendo os exemplos errados e, ao invés de conquistar pontos com o recrutador e conseguir se destacar positivamente durante a entrevista, acaba ocorrendo exatamente o contrário e o candidato perde a oportunidade.

Muito importante treinar e se preparar com antecedência, para te ajudar já temos um material sobre as perguntas mais frequentes em entrevistas. O interessante é analisar essas questões e planejar como aplicar o método STAR em cada uma dela.

Conclusão

Aqui você aprendeu um pouco sobre a técnica STAR para auxiliar na melhora de sua performance nas entrevistas realizadas durante um processo seletivo, a STAR estrutura sua resposta e organiza as informações, facilitando o entendimento para o recrutador e demonstrando profissionalismo pela parte do candidato é um método muito eficiente para alcançar a tão esperada entrevista de sucesso.

Enfim, apresentamos o conceito da técnica STAR, como ela é estruturada e os objetivos esperados. Você teve também a oportunidade de conhecer dois exemplos práticos de aplicação da técnica que com certeza auxiliaram em seu entendimento sobre o tema.

Por fim, apresentamos alguns erros comuns e que precisam ser evitados para que seja possível obter o melhor resultado em sua entrevista com a aplicação da técnica aqui estudada.

E você, o que achou da técnica STAR? Pronto para se aprofundar ainda mais neste conteúdo e aumentar generosamente o seu desempenho e as suas chances de aprovação em suas entrevistas?

Então continue nos acompanhando e receba outros assuntos interessantes.

Share This
%d blogueiros gostam disto: