As redes sociais online estão cada vez mais representativas em nossa vida cotidiana. Muito mais que um site imparcial, as redes sociais online se tornaram, literalmente, uma extensão da vida real. Esse assunto se tornou tão importante, até mesmo no âmbito profissional que já escrevemos dois artigos sobre o tema e que você pode conferir clicando nos links: Como usar o LinkedIn para procurar um novo emprego  e Como utilizar as redes sociais na hora de encontrar um emprego? E para cada âmbito da vida ou atividade de interesse existe uma rede social que melhor nos representa, como por exemplo:

  • Comunicação através de vídeos
  • Paquera
  • Comunicação visual e interação com fotos e pequenos vídeos
  • Atuação profissional

No que se refere à projeção da nossa vida profissional no universo digital, o LinkedIn é uma das principais redes sociais. Por isso, cada vez mais as pessoas estão buscando entender como fazer um LinkedIn atrativo para que possam ganhar visibilidade no mercado profissional. E buscando auxiliar você que deseja aprender a melhorar a visibilidade no LinkedIn, preparamos 15 dicas para fortalecer o seu perfil profissional no LinkedIn neste artigo. Confira!

1 – Foto de perfil

Pode parecer clichê lembrar a máxima popular que afirma que “a primeira impressão é a que fica”, mas não há como negar que, se você deseja aprender como melhorar a visibilidade no LinkedIn, uma das primeiras coisas que você precisa cuidar é sua foto de perfil. Considerando que o LinkedIn é uma rede social voltada para a divulgar seu perfil profissional, sua imagem de perfil deve estar adequada para esta finalidade. Por isso, considere as seguintes características em sua foto de perfil:

  • Imagem de alta resolução e com iluminação adequada (se possível em estúdio profissional)
  • Imagem com ênfase em seu rosto, tornando-o nítido mesmo na miniatura da foto de perfil
  • Em alguns casos pode ser importante que sua foto de perfil represente sua atuação profissional (Médico com foto de perfil de jaleco, pesquisador com foto de perfil em laboratório, palestrante com foto de perfil com microfone em um palco)

2 – Descrição curta e objetiva

Nossas atividades contemporâneas estão tornando a leitura extensa cada vez menos frequente. Você pode pensar que isso é uma péssima influência dos recursos tecnológicos, que a longo prazo isso pode causar declínio cognitivo ou privar o indivíduo de estímulos intelectuais que gerações passadas tinham com mais frequência. Nada disso muda o fato de que grande parte das pessoas está buscando ler o mínimo possível enquanto navega em uma rede social online e você precisa incorporar essa nova maneira de interagir com textos no seu LinkedIn caso esteja planejando como melhorar a visibilidade no LinkedIn.

Desta forma, se você deseja aprender como melhorar o perfil no LinkedIn, começar por uma descrição curta e objetiva de sua formação profissional pode ser bem importante. Informe em linguagem acessível qual sua formação e como gosta de trabalhar. Seria como o seu resumo profissional, caso você esteja familiarizado com esse termo no seu currículo será simples adaptá-lo ao seu LinkedIn, nesse artigo que fizemos Currículo – O que não pode faltar, aqui você vai entender um pouco mais sobre resumo profissional.

3 – Links para dados adicionais

Grande parte das pessoas não irão se interessar por seu perfil se você colocar muitos detalhes de sua formação logo em sua descrição. Por outro lado, se a sua foto de perfil gerar empatia, e sua descrição for leve e direta, existe uma grande possibilidade do usuário querer saber mais sobre você. Por isso, sempre que possível, deixe links em seu perfil, com artigos científicos que você tenha publicado, entrevistas, palestras, e demais atuações profissionais importantes.

É uma ótima maneira de interagir e também demonstrar seu trabalho e suas realizações, então tenha certeza que colocar links e descrições de seus trabalhos irá ajudar você a se destacar no LinkedIn.

4 – Escreva artigos para o LinkedIn

Um aspecto extremamente importante para você que deseja aprender como aumentar a força do perfil do LinkedIn é escrever artigos com frequência. E para que seu artigo seja realmente adequado ao LinkedIn, considere as seguintes características:

  • Insira uma imagem livre de direitos autorais
  • Escreva um artigo de tamanho médio (entre 1.000 a 2.500 palavras)
  • Opte por uma linguagem formal e compreensível, de modo que seu artigo não seja tão informal quanto uma postagem em um blog, nem tão técnico quanto um artigo submetido a um periódico científico

É preciso entender a linguagem do seu público no LinkedIn e então adaptá-la para que o algoritmo da ferramenta consiga ranquear melhor seus artigos e você consiga melhorar a visibilidade no LinkedIn.

5 – Compartilhe suas produções externas

Outro aspecto importante para aumentar o impacto de seu perfil no LinkedIn é compartilhar suas produções externas. Artigos em blogs, artigos científicos, vídeos. Sempre compartilhe o link da produção original e escreva uma boa descrição convidando seu público a conhecer seu trabalho.

É uma forma de otimizar seu tempo e também gerar mais tráfego pro seu site, procure criar uma descrição criativa e que desperte o interesse do leitor visitar sua página, o LinkedIn tem usuários bem engajados então você inclusive pode começar a criar um público que passará a seguir você pela qualidade do conteúdo produzido.

6 – Compartilhe o trabalho de terceiros

A ideia de que precisamos ajudar o outro para sermos ajudados é bastante inserida em nossa cultura. E quando se trata da atividade em redes sociais online, não é diferente. Por isso, sempre que possível, compartilhe o trabalho de outros usuários em seu perfil do LinkedIn.

Dê preferência ao perfil de usuários cuja atuação profissional esteja diretamente relacionada ao seu trabalho. Isso ajuda você a manter seu público engajado, bem como estabelecer parcerias e colaborações com outros profissionais.

7 – Interaja com seu público

Para você que deseja iniciar no LinkedIn passo a passo, a interação espontânea com seu público deve estar entre as primeiras coisas a se considerar. Fazer comentários autênticos em postagens de pessoas que você segue, demonstrar dúvida e curiosidade pelo trabalho de outras pessoas e, o que talvez seja o mais importante, responder a todos os seus comentários, é uma excelente estratégia para melhorar seu perfil do LinkedIn.

8 – Valorize as conquistas de seus colegas

O LinkedIn possui um recurso que lhe diferencia de outras redes sociais: sempre que alguma pessoa conquista um novo emprego ou concluí determinada formação, você recebe uma notificação. E essa é uma oportunidade incrível para você aumentar a força do seu perfil LinkedIn.

Basta você pensar por alguns instantes como você se sente perto de pessoas que comemoram suas conquistas com você. Se sente acolhido e valorizado, não é mesmo? Pois é exatamente assim que seus seguidores irão se sentir se você demonstrar sua admiração autêntica por suas conquistas.

9 – Dê ênfase às atividades que você deseja exercer

É muito comum, especialmente para quem está iniciando no LinkedIn, sentir-se atraído pela ideia de compartilhar absolutamente toda sua formação em seu perfil. Mas, como dizemos no senso comum, “qualidade é melhor que quantidade”. Então ao invés de ter um perfil volumoso, com inúmeras atividades superficiais ou até mesmo contendo formações que você não possui interesse em exercer, deixe seu perfil objetivo e resumido, contendo apenas as informações importantes para a atuação profissional que você deseja.

10 – Estimule as pessoas a se conectar com a sua história e ter empatia por você

Ao contrário de outras redes sociais, o LinkedIn não é o local ideal para você compartilhar sua intimidade em certos aspectos. Mas isso não significa que você não possa despertar empatia, ultrapassando a barreira da formalidade técnica.

Escreva um pequeno texto contando alguma dificuldade que você tenha passado até concluir sua graduação, poste um presente que um cliente tenha lhe dado, ou conte algo que você tenha aprendido e realmente tenha feito diferença em sua prática profissional. Tudo isso irá ajudar a despertar empatia nas pessoas que acompanham seu trabalho, e isso é fundamental para quem deseja aumentar a força em seu perfil LinkedIn.

11 – Coloque links para suas redes sociais externas

Talvez você não deva compartilhar sua intimidade e sua rotina pessoal no LinkedIn, entretanto uma forma bastante efetiva para melhorar a visibilidade no LinkedIn é colocando links para suas redes sociais externas. Assim, as pessoas podem acompanhar seu dia a dia, suas opiniões pessoais e se conectar com você de forma mais autêntica.

12 – Leve o público de suas redes sociais para seu LinkedIn

Assim como é importante permitir que as pessoas possam ter acesso às suas redes sociais para que possam se conectar com você, também é importante que as pessoas que já estão conectadas às suas redes sociais possam saber que você possui um perfil no LinkedIn. Uma postagem informando seus seguidores que você estará compartilhando conteúdo profissional em seu perfil LinkedIn e o endereço inserido em algumas postagens com imagens são formas simples e efetivas de aumentar sua visibilidade no LinkedIn.

13 – Aprenda a gravar vídeos

É comum você se deparar com algum artigo ou profissional sugerindo você criar uma conta no YouTube quando o assunto é estratégia de marketing para aumento do engajamento. E há uma boa razão para que isso ocorra: os vídeos aumentam significativamente a sensação de conexão e intimidade entre as pessoas.

Quando seu seguidor acompanha seus vídeos ele sente como se tivesse interagindo pessoalmente com você, criando uma sensação genuína de vínculo e afeto. E é justamente por essa razão que aprender a gravar vídeos é uma excelente forma para você aumentar a força do seu perfil LinkedIn. Para você que está começando, tenha em mente que seu vídeo deve ter as seguintes características:

  • Boa qualidade audiovisual
  • Duração curta (de 2 a 5 minutos)
  • Um bom roteiro, para que a comunicação no vídeo seja fluída e acessível
  • Gravar vídeos exibindo você (muitas pessoas ficam tentadas a gravar seus primeiros vídeos com animação, e isso já gera bom resultado, mas a conexão é ligeiramente maior quando as pessoas podem ver a pessoa do outro lado das câmeras). Com isso em mente, é só usar a criatividade e melhorar a visibilidade no LinkedIn.

14 – Investir em consultoria de Marketing

As estratégias apresentadas anteriormente são gratuitas e você terá bons resultados com elas. Mas é inegável que se você estiver disposto a investir um pouco mais, você terá resultados mais expressivos. Um exemplo é contratar profissionais de Marketing, que dominam técnicas de análise de métricas e posicionamento, para entender qual melhor horário, formato e estratégia para que suas postagens gerem um verdadeiro engajamento ao seu perfil no LinkedIn.

15 – Usar ferramentas premium

O LinkedIn possui inúmeras ferramentas que podem ajudar você a aumentar seu posicionamento, lhe dar acesso a mais vagas de emprego e até mesmo ferramentas que podem auxiliar em estratégias de marketing. Todavia, para utilizar todos os recursos do LinkedIn, você precisa ativar sua conta premium. Novamente, esta é uma opção apenas para quem deseja investir um pouco mais em seu posicionamento, mas que certamente trará grande resultado para aumentar a visibilidade do seu perfil LinkedIn, caso você esteja disposto a fazer este investimento.

Conclusão

Melhorar a visibilidade no LinkedIn é muito importante para profissionais que procuram aumentar e melhorar a qualidade do seu networking e também serem encontrados por headhunters e recrutadores. O LinkedIn é a rede social dos profissionais e todas grandes empresas e profissionais relevantes a utilizam para se comunicar sobre seus projetos de trabalho e carreira.
Separamos então 15 valiosas dicas para quem pretende fortalecer o perfil profissional no LinkedIn e também melhorar a visibilidade do seu perfil.

Buscamos trazer dicas práticas e que podem ser aplicadas rapidamente para construir um perfil relevante e interessante na rede social de networking mais importante do mundo. Se esse conteúdo foi relevante pra você, indique para um amigo ou para quem também está pensando em como melhorar seu perfil no LinkedIn.

Descubra como aumentar em 8x suas chances de ser contratado

Digite seu melhor e-mail abaixo.

Sua inscrição foi confirmada!

Share This